Simone Menezes é uma musicista visionária e inspiradora que tem ganhado a cena internacional através de projetos premiados que combinam excelência e tradição com criatividade.
Pupila de Paavo Jarvi, estudou na Unicamp e depois École Normale de Paris. Iniciou sua carreira no Brasil como regente titular da Unicamp e trabalhando em parceria com a Orquestra Jovem do Estado de Sao Paulo e com Claudio Cruz. Em 2016 se estabeleceu na França onde criou o premiado Ensemble K. Simone tem dirigido algumas das principais orquestras europeias tais como Munich Philharmonic, Rundfunk-Sinfonieorchester Berlin, Santa Cecilia Orchestra, Britten Sinfonia, Rotterdam Philharmonic Orchestra, National Symphonic Orchestra of Brazil, Orchestre National d’Ile de France, Orchestre National de l’Opera de Lorraine, Orquestra Sinfônica Nacional, Osaka Symphony Orchestra, and at the Philharmonie de Paris.
Ela dirigiu a premiére de mais de 20 obras. Seu Ensemble K lançou 2 CDs aclamados pela crítica. Em 2023 seu filme METANOIA ganhou o prêmio de melhor performance/documentario de música clássica pela International Classical Music Award, unanimidade do júri (composto por 20 revistas de música clássica internacionais).
Nas próximas temporadas dirigi Los Angeles Philharmonic, BBC Scottish Symphony Orchestra, Brussels Philharmonic, Orchestre National de Bordeaux Aquitaine, Estonian National SO, Orchestre de Douai, and the Sinfonieorchester St Gallen, Orchestre de Chambre de Paris. Com seu grupo K Simone tem concertos em Paris, Venice, London e Lille. Gravou com a London Philharmonia e Zurich Opera e seus projetos estão disponíveis na medici e mezzo tv. Colabora regularmente com grandes solistas como Fazil Say e Gautier Capuçon. Simone trabalha ainda em projetos únicos multidisciplinares tais como o concerto ‘Amazonia’: em colaboração com o fotógrafo Sebastião Salgado.